Secretária Remota: o que faz e como trabalhar na área?

Se você já pensou em ser uma Assistente Virtual, já deve ter percebido que essa profissão tem várias áreas de atuação. Uma delas é a área de Secretariado Remoto. Como o nome já diz, uma Secretária Remota, pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, cuidando das tarefas e demandas de seus clientes. 

Mas talvez você esteja se perguntando o que está envolvido no trabalho de uma secretária remota, quais serviços você pode oferecer se decidir se tornar uma e como começar na área? Nesse texto você vai entender tudo que precisa para ter sucesso nessa área. 

Mas desde já, saiba que se você quer ter um trabalho que te proporciona liberdade geográfica, flexibilidade de horários e a tão sonhada liberdade financeira, a área de secretariado remoto é uma excelente opção! Como em toda profissão, você também vai encontrar alguns desafios. Mas todas perfeitamente possíveis de superar!

O que é uma Secretária Remota?

A Secretária Remota é uma profissional que desempenha um papel muito importante em tarefas administrativas de uma empresa. Sua função é ser uma facilitadora, coordenando atividades administrativas e organizacionais para garantir a eficiência. O melhor de tudo é que ela pode fazer isso à distância em um ambiente digital. 

No dia a dia, ela realiza tarefas desde a gestão de e-mails, atendimento e realização de chamadas até a coordenação de agendas e preparação de documentos. Ela também cuida do atendimento aos clientes, suporte e agendamento de pacientes(quando seu cliente é um médico, por exemplo).

Por ser um trabalho completamente remoto, quem trabalha nessa área não se limita a ter apenas um cliente ou um emprego CLT. Você pode organizar seu tempo de uma forma que consiga ter vários clientes, e assim lucrar cada vez mais! 

O que faz uma Secretária Remota? As principais tarefas do dia a dia!

As habilidades que uma secretária remota precisa ter, são as mesmas que uma secretária que atua presencialmente. Usando as habilidades que você já possui, é possível oferecer dezenas de serviços e realizar diferentes tarefas para seu cliente. A verdade é que as tarefas que você irá realizar, vão depender de quais são as necessidades do seu cliente.

Vamos ver agora, 6 tarefas que uma secretária remota pode realizar no seu dia a dia. Enquanto lê os detalhes de cada uma delas, analise quais desses serviços combinam com suas habilidades, que vão agregar valor ao seu trabalho.

1: Atendimento e suporte via WhatsApp,  e-mail, telefone ou chat

A Secretária Remota oferece atendimento e suporte ao cliente e paciente por meio de diversos canais, como WhatsApp, e-mail, ligações e chat. Por meio de um atendimento eficiente, ela tira as dúvidas das pessoas, agenda consultas, faz vendas e presta qualquer tipo de suporte que o cliente precisa. 

2: Gestão de agenda profissional e agendamentos

Ao assumir a responsabilidade pela coordenação de compromissos e horários, ela garante que a agenda do profissional ou equipe seja organizada, evitando conflitos e garantindo uma distribuição equilibrada do tempo.

3: Qualificação de Leads

Ao utilizar informações estratégicas e critérios predefinidos, ela avalia leads ou clientes em potencial, identificando aqueles que mais têm o perfil ideal de cliente da empresa. Assim, a secretária remota não apenas economiza tempo, mas também melhora a eficácia das estratégias para conseguir novos leads para seus clientes.

4: Gestão de clientes e pacientes

Ao manter registros atualizados, coordenar agendamentos, gerenciar pagamentos a receber e garantir uma comunicação clara, ela facilita um relacionamento harmonioso entre a empresa ou profissional de saúde e seus clientes.

5: Gestão de fornecedores

A função da Secretária Remota na gestão de fornecedores, está em negociar contratos, acompanhar entregas,  gerenciar prazos e pagamentos a serem feitos. Assim, ela assegura a eficiência e a transparência nas operações com fornecedores, garantindo que a empresa tenha acesso a recursos e serviços essenciais de maneira eficaz e econômica.

6: Emissão e preenchimento de NF’s e documentos

Essa tarefa demanda tempo e bastante atenção. Por isso, é um excelente serviço para uma secretária remota oferecer. Ao assumir essa responsabilidade, ela assegura que todos os documentos estejam corretamente preenchidos e atualizados, conforme as regulamentações tributárias vigentes.

Onde uma Secretária Remota pode atuar?

A profissão de Secretária Remota permite que você seja adaptável e flexível. Assim, a profissional dessa área consegue encontrar espaço para atuar em diversos setores, desde empresas a profissionais autônomos.

Alguns profissionais que podem contratar os serviços de uma secretária remota são:

  • Profissionais da área da saúde
  • Advogados,
  • Empreendedores
  • Infoprodutores ou mentores
  • Empresas e espaços de saúde como clínicas
  • E muitos outros…

Lembra que comentamos sobre a liberdade de ter vários clientes ao mesmo tempo? Isso permite que você tenha uma ampla variedade de nichos para atuar, ganhando novas habilidades ao desempenhar diferentes tarefas. Dessa forma você ganhará experiência e se tornará uma profissional cada vez melhor! 

Quais as principais vantagens de trabalhar com Secretariado Remoto?

A área de Secretariado Remoto oferece várias vantagens, para quem deseja ter um trabalho flexível e home office. Vamos ver a seguir alguns dos inúmeros benefícios de escolher essa profissão. 

Analisar esses benefícios vai te ajudar a ver que existem muito mais vantagens nesta área do que desafios e obstáculos que você pode encontrar ao longo do caminho.

1: Liberdade geográfica e autonomia

Já imaginou trabalhar no quarto de um hotel enquanto está fazendo uma viagem com sua família? Você pode realizar suas tarefas que precisa e depois aproveitar o dia de lazer! Isso é possível para uma secretária remota. Ela pode trabalhar em qualquer lugar do mundo sem precisar estar presa a um ambiente de trabalho físico. 

2: Conciliar a profissão com vida pessoal e filhos

Por ser uma profissão que oferece flexibilidade, você pode organizar sua rotina de trabalho da maneira como for melhor para você. Isso permite que você tenha mais tempo para cuidar dos seus assuntos pessoais, da sua saúde, para passar mais tempo com quem você ama, e para quem é mãe, dar mais atenção para seus filhos. Quem não quer ter esse equilíbrio?

3: Você pode usar habilidades que você já tem

Se você é comunicativa, sabe usar ferramentas digitais como word e excel, é proativa, organizada e tem habilidades com internet, pode se tornar uma excelente secretária remota! Isso porque essas são algumas habilidades essenciais para quem deseja seguir nessa profissão. Se você já tem essas habilidades, isso é meio caminho andado!

4: Maior possibilidade de crescimento e valorização profissional

Por ser uma profissão nova, você tem enormes chances de se destacar ao buscar constantemente oportunidades de aprendizado, participar de treinamentos e se manter atualizada. Assim você pode abrir novas oportunidades para crescer e ter uma carreira de sucesso, além disso, todas essas coisas irão te dar muita bagagem e agregar muito valor ao seu trabalho.

5: Muitas oportunidades de trabalho por ser uma profissão em ascensão

Com a crescente demanda por serviços remotos em diversas áreas, as empresas reconhecem o valor de uma Secretária Remota para realizar demandas que tomam tempo ou precisam ser feitas por alguém especializado. Com isso, surgem muitas oportunidades de trabalho e por ser uma profissão ainda em crescimento, a concorrência é bem menor.

6: Risco diluído entre vários clientes

Ao prestar seus serviços a vários clientes ao mesmo tempo, você reduz a dependência de uma única fonte de renda. Essa diversificação não apenas dá estabilidade financeira, mas também resiliência ao enfrentar mudanças no mercado ou nas necessidades de um cliente. 


Como ser Secretária Remota? 5 dicas essenciais!

Se até aqui você já se identificou com a profissão e quer ser uma Secretária Remota, deve estar se perguntando “o que preciso fazer para começar logo?”. O passo a passo a seguir vai te ajudar a tirar essa ideia do papel e começar a colocar em prática desde já! Vamos colocar a “mão na massa”. 

1 – Adquira habilidades que podem ser úteis para a carreira

É provável que você já tenha algumas habilidades que podem te ajudar a iniciar nessa profissão. Mas esteja sempre aberta a novas possibilidades e estude quais habilidades você ainda não tem, que serão úteis para você como secretária remota.
Algumas habilidades importantes são: boa comunicação escrita, habilidade de resolver problemas, conhecimento em ferramentas de gestão de tarefas, proatividade, etc.  

2 – Ganhe experiência prática

Você pode começar oferecendo ajuda para um parente ou amigo que tenha um negócio ou que precise de alguma ajuda prática em sua vida pessoal, como organizar uma planilha de gastos ou emitir Notas Fiscais. Além disso, você pode encontrar trabalhos temporários em plataformas de trabalho remoto, isso vai te dar mais experiência e confiança.

3 – Tenha um bom networking

Participe de eventos em que estão presentes possíveis clientes, fale do seu serviços por onde for, converse com profissionais da área de Assistência Virtual,participe de comunidades com outras secretárias remotas e crie uma rede de contatos. Essa rede pode te ajudar com informações valiosas e você pode crescer como Secretária Remota.

4 – Procure oportunidades de emprego

Existe muita procura por profissionais qualificadas na área de secretariado remoto. Você pode buscar essas oportunidades entrando em contato com potenciais clientes, divulgando seu trabalho nas redes sociais e oferecendo propostas para clientes interessados em plataformas para encontrar trabalhos remotos, como a plataforma da Virtap que é focada na área de Assistência Virtual.

5 – Se aperfeiçoe e cresça na carreira

Começar numa nova profissão não é fácil. Mas com o tempo, você terá orgulho de tudo que você conquistou. Para isso, continue se aperfeiçoando e ganhe novas habilidades. Logo você estará alcançando seus sonhos e se tornando uma Secretária Remota de sucesso!

Por fim, a profissão de Secretária Remota pode ser a porta de entrada para um mundo cheio de vantagens e de possibilidades para ter uma carreira lucrativa. Se você sonha em trabalhar de casa, com as habilidades que você já tem, com horários flexíveis e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, esse é o caminho!

Para isso, adquira habilidades que podem ser úteis, ganhe experiência prática, tenha uma rede de contatos, procure oportunidades de emprego e busque sempre se aperfeiçoar. Se você seguir esses 5 passos, logo você terá experiência e vai estar mais preparada para aceitar projetos maiores. 
Não desista ao encontrar um obstáculo. Cada desafio que você superar, será um passo mais perto do seu sucesso para se tornar a secretária remota que você tanto quer ser!

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